segunda-feira, 25 de março de 2013

O QUE É CORDEL?

FRANKLIN MAXADO - conhecido “Maxado Nordestino” nos folhetos de Cordel, é autor do livro "O que é Cordel na Literatura Popular’ republicado agora pela Editora Queimabucha, do Rio Grande do Norte, que será lançado dia 04/04 às 17 horas, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. É xilógrafo, poeta, ator e compositor musical, formado em Jornalismo e em Direito. Nasceu em l943 em Feira de Santana, onde publicou em l966 o álbum de desenhos e historia “Feira de Santana-Bahia”.Tem mais de 300 folhetos e outros ensaios publicados destacando “Cordel, Xilogravura e Ilustrações” pela Editora Codecri/Jornal Pasquim, do Rio de Janeiro, além de livros de poesia erudita. É da turma fundadora da TV Educativa, em l985, onde inovou apresentando comentário em poesia de Cordel no jornal diário. Em Feira de Santana, dirigiu os dois museus da UEFS: o Regional de Arte e o da Casa do Sertão. Foi presidente da AFL-Academia Feirense de Letras e interinamente do IHGFS-Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

sexta-feira, 15 de março de 2013

SUCESSO NO QUADRILÁTERO

Depois do Aeroporto 2 de Julho, bem lembrado por Antonio Barreto, perderemos mais uma data importante para nossa cultura e identidade: o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, nascimento de Castro Alves, grande poeta baiano da época do romantismo, nascido em 1847 e falecido prematuramente em 1871, aos 24 anos. Tudo por conta de um projeto que está no senado e propõe a mudança para o dia 31 de outubro, data do nascimento do mineiro Carlos Drummond de Andrade, nascido em 1902 e falecido em 1987. São dois grandes poetas merecedores de honrarias, mas para que destronar um para coroar outro? Provavelmente coisa de quem não tem o que fazer.
 
 Foi neste clima de protesto que o projeto Leituras Públicas, promovido pela FPC – Fundação Pedro Calmon, aconteceu ontem, Dia Nacional da Poesia, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, espaço Quadrilátero, com os poetas Antonio Barreto e Jotacê Freitas, integrando uma vasta programação em Salvador e Fazenda Cabaceiras, cidade de Castro Alves.
 A poeta, Salete Maria, não compareceu por motivo de força maior, mas sua filha Maria Salete e a mediadora do evento, Gal Meireles, fizeram a leitura de dois dos seus cordéis cordelirantes, marcando e cobrando o lugar da mulher na Literatura de Cordel. Esta presença ecoou nas leituras de Creusa Meira, Janete e Rita.
Foram lançados os folhetos Castro Alves em Versos de Cordel e Esse cara sou eu: Renan Calheiros, de Barreto; e, A Princesa do Borralho e A Princesa Cabeluda, de autoria de Jotacê. Na plateia estavam presentes diversos estudantes pesquisadores, escritores, professores e amantes da literatura.
Imagens e videos: Walkíria Andrade R. Freitas